
O período pós-gestação, especialmente para as lactantes, exige um controle rigoroso no uso de medicamentos. Devido a essa recomendação, é comum surgirem dúvidas sobre quais remédios são liberados. Uma delas, por exemplo, é se pode tomar Epocler amamentando.
Epocler é um medicamento líquido, composto de três aminoácidos — colina, betaína e racemetionina —, que auxiliam no tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos e evitam a infiltração e acúmulo de gordura no fígado, além de eliminar toxinas e outros resíduos do metabolismo1.
Porém, apesar dos benefícios, como alívio do mal-estar e enjoo, o uso durante a amamentação exige cuidados.
Continue a leitura para entender se quem amamenta pode tomar Epocler, casos em que o medicamento é contraindicado e potenciais riscos para a amamentação.
Resumo:
- Quem está amamentando pode tomar Epocler apenas com recomendação médica, pois os efeitos do remédio ainda não estão bem estabelecidos1.
- Um dos motivos para proibir a automedicação é o risco de as substâncias passarem para o leite materno e até alterarem o sabor3.
- Quem não pode tomar Epocler são pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, cirrose alcoólica e insuficiência hepática grave1.
Conteúdos relacionados:
- Epocler é bom para quê? Conheça as funções e como usar
- Epocler emagrece? Entenda para que serve e como tomar
- Epocler: antes ou depois de beber? Entenda para que serve
Boa leitura!
Quem está amamentando pode tomar Epocler?
O uso de Epocler durante a amamentação não é amplamente recomendado sem avaliação médica, pois a segurança do medicamento para lactantes não está totalmente estabelecida, conforme destacado na bula1.
A utilização do remédio no período da lactação depende da avaliação do risco/benefício realizada pelo médico. Quando utilizado, pode ser necessário monitoramento clínico e/ou laboratorial para detectar qualquer alteração1.
Portanto, mantenha contato próximo com o profissional de saúde que acompanhou a gestação ou o pediatra do bebê para saber se pode tomar Epocler e outros medicamentos necessários.
Componentes da fórmula
A fórmula de Epocler contém três aminoácidos — colina, betaína e racemetionina —, que agem principalmente no fígado1.
A colina é um aminoácido essencial que auxilia no transporte de gordura do fígado, o que evita o acúmulo na membrana das células hepáticas. Além disso, auxilia na remoção de restos metabólicos e outras toxinas1.
A betaína atua nas atividades metabólicas e colabora para o bom funcionamento do órgão. O ativo também tem função antioxidante e protege as células, proteínas e enzimas do fígado do estresse ambiental1.
A metionina é o terceiro aminoácido essencial que exerce uma função protetora devido à sua ação antioxidante1.
O trabalho conjunto desses três aminoácidos é mais eficaz para a saúde hepática do que a ação isolada dos ativos. Além disso, a formulação tem excelente tolerabilidade1.
Dessa forma, quem está amamentando deve interromper a amamentação durante o uso de medicamentos e até 48 horas após a ingestão, pois os componentes podem passar para o bebê por meio do leite materno2.
Mecanismo de passagem para o leite
A possibilidade das substâncias dos medicamentos passarem para o leite materno é o que motiva o alerta de evitar a automedicação durante e após a gestação2.
A passagem de substâncias do sangue (após a metabolização no fígado) para o leite materno acontece por meio de mecanismos das membranas das células formadas de proteínas e fosfolípides2.
Assim, as proteínas e lipídios existentes no leite materno funcionam como transportadores das substâncias dos medicamentos ingeridos pela mãe2.
Os remédios com maior afinidade pelas proteínas plasmáticas tendem a aparecer em menor quantidade no leite materno. Já a oscilação na concentração de lipídios influencia na quantidade de substâncias do medicamento que passam2.
Dessa forma, o volume e a composição do leite determinam o grau de alteração. Por exemplo, nos primeiros meses pós-parto, o leite tem um teor de gordura baixo e de proteína alto, o que provoca menor variação2.
Alteração do sabor do leite materno
Outro fator que reforça a importância de buscar orientação para saber se pode tomar Epocler amamentando, é a possibilidade do medicamento alterar o sabor do leite materno3.
Essa situação não causa o desmame do bebê, mas pode dificultar a amamentação por um determinado período até que os resíduos saiam do organismo3.
Geralmente, medicamentos com sabor amargo/forte podem mudar o gosto do leite materno e causar a resistência na criança3.
Quando o problema acontece, a orientação padrão é evitar a amamentação no pico de acúmulo do remédio no leite que, frequentemente, coincide com o pico sérico (concentração máxima de uma substância no sangue)3.
Outra medida fundamental, quando viável, é tomar o medicamento pelo menor tempo possível para manter a regularidade da amamentação3.
Quem não pode tomar Epocler amamentando?
Além dos cuidados quanto uso do medicamento devido à amamentação, as lactantes que não podem tomar Epocler são as que apresentam:
- hipersensibilidade aos componentes da fórmula1;
- doenças hepáticas graves, como cirrose hepática causada pelo consumo de álcool1;
- insuficiência hepática grave1.
Além das lactantes, qualquer pessoa que se inclua nesses grupos, bem como crianças menores de 12 anos e gestantes sem orientação médica não podem tomar Epocler1.
Quando lactante pode tomar Epocler?
As mulheres que estão amamentando podem tomar Epocler apenas quando o médico recomendar, depois de avaliar os riscos e benefícios dos seus componentes para a saúde da mãe e do bebê1.
Dosagem
Quando o médico libera o uso do remédio, é essencial conversar sobre a dosagem diária para evitar excessos.
Geralmente, a dose recomendada para adultos é um flaconete (10 ml), até três vezes por dia, antes das principais refeições. A ingestão máxima totaliza 3000 mg/dia de colina, 1500 mg/dia de betaína e 300 mg/dia de metionina no organismo1.
Então, siga corretamente o modo de usar e não ultrapasse a dosagem recomendada na bula ou a prescrita pelo médico após a avaliação1.
Geralmente, Epocler começa a fazer efeito cerca de uma hora após a ingestão oral1.
Epocler. Citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Março/2025.
1. Bula do produto Epocler.