Imagem do post O que é bom para gordura no fígado? Aprenda dicas e causas

Levou um susto com o diagnóstico de esteatose hepática e, agora, quer saber o que é bom para gordura no fígado? Você chegou ao artigo certo!

A presença de células lipídicas no órgão é normal. Porém, quando a concentração fica acima de 5%, é fundamental fazer um tratamento para reduzir a taxa1.

O principal risco em médio e longo prazo é a evolução da doença para quadros graves, como cirrose hepática, hepatite gordurosa e, em casos severos, câncer no fígado1.

Vale destacar que o diagnóstico não é uma sentença, pelo contrário, a descoberta precoce agiliza o tratamento, o que possibilita a cura total ou a estabilização dos níveis de gordura. Assim, os cuidados evitam complicações antes que o órgão seja totalmente afetado2.

Então, como eliminar gordura no fígado rápido? Bom, rapidez não é a palavra mais adequada, mas mudanças consistentes nos hábitos diários geram resultados duradouros.

Continue no artigo e entenda as causas da doença e confira dicas do que é bom para eliminar gordura no fígado.

Resumo:

  • As principais causas da gordura no fígado são: obesidade, resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e dislipidemia (alterações nos níveis de triglicérides e colesterol no sangue)4.
  • Reduzir o peso, praticar exercícios, adotar a dieta mediterrânea, evitar ultraprocessados e tomar chás são dicas do que é bom para gordura no fígado4-5-6-7.
  • A inclusão de medicamentos no tratamento da gordura hepática depende do caso e precisa de orientação médica4.

Boa leitura!

O que causa gordura no fígado?

A gordura no fígado, nome popular da doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (DHEADM), é o acúmulo anormal de lipídios nos hepatócitos, principais células do órgão1, causado principalmente por:

  • obesidade4;
  • resistência à insulina4;
  • diabetes mellitus tipo 2 (DM2)4;
  • dislipidemia (alterações nos níveis de triglicérides e colesterol no sangue)4.

Esses fatores de risco são síndromes metabólicas, distúrbios que alteram o metabolismo e a produção/secreção de hormônios e predispõem o organismo a doenças4.

Outras causas da DHEADM são:

  • inflamações crônicas no fígado1;
  • má alimentação1;
  • perda ou ganho muito rápido de peso1;
  • sedentarismo1;
  • uso de medicamentos, como amiodarona, diltiazem, tamoxifeno ou esteroides. (o acúmulo de gordura é um possível efeito colateral desses remédios)1-3.
  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas regular ou esporadicamente1.

A doença não causa sintomas específicos  em seu estágio inicial. Por isso, é fundamental manter os exames de rotina em dia para identificar alterações e investigar o quadro1.

Agora que você sabe o que causa gordura no fígado, como eliminá-la do corpo, não é mesmo? Confira as dicas no próximo tópico.

O que é bom para eliminar gordura no fígado?

A principal diretriz da lista do que é bom para gordura no fígado é a mudança no estilo de vida que tem como meta a perda e, posteriormente, manutenção do peso corporal. Confira as recomendações indicadas para alcançar esse objetivo.

1. Reduzir 7% do peso

Estudos comprovaram que uma redução de peso acima de 7% ajuda a eliminar gordura no fígado, retardar o desenvolvimento e a progressão da doença e até quadros de fibrose hepática4.

Uma pesquisa acompanhou 293 pacientes por 52 semanas durante um tratamento com mudanças no estilo de vida para perda de peso - dieta baixa em calorias, atividade física e intervenções comportamentais4.

O resultado foi a melhora de 25% dos casos e regressão da fibrose em 19% dos participantes4.

2. Praticar exercícios físicos regularmente

A prática de atividades físicas regulares é outra conduta fundamental quando se trata do que é bom para gordura no fígado4.

Os exercícios auxiliam na redução dos níveis de ALT e AST (enzimas hepáticas) no sangue e de gordura intra-hepática. Em relação à modalidade, os estudos não identificaram diferenças nos resultados. Dessa forma, atividades aeróbicas ou de resistência são boas4.

A combinação de exercícios e dieta é uma conduta eficiente para a redução nos níveis de transaminases, que aumentam quando o fígado está doente4.

3. Adotar a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é um protocolo alimentar que tem menos porcentagem de carboidratos, substituição de carne vermelha por aves e peixes e a inclusão de nozes e castanhas4.

Um estudo realizado por 18 meses concluiu que a dieta foi mais eficiente para eliminar gordura do fígado do que o protocolo de baixo teor de gordura4.

Além da redução dos níveis de gordura, a dieta mediterrânea melhorou a taxa de enzimas GGT e ALT e de hemoglobina glicada no sangue4.

4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

Uma pesquisa, em andamento desde 2013, com mais de 16 mil participantes, revelou que o consumo de alimentos ultraprocessados ​​tem relação com um aumento de 13% a 18% no risco de desenvolvimento de esteatose hepática4.

Então, para manter uma dieta só com o que é bom para gordura no fígado, evite produtos, como salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, sorvetes, cereais, temperos prontos e barras de cereal (ricos em calorias, açúcar, gorduras), e priorize os alimentos bons para a saúde hepática4.

5. Tomar chás para gordura no fígado

Os chás estão na lista do que é bom para gordura no fígado. O chá verde, por exemplo, tem vários antioxidantes, como a catequina, que ajudam a melhorar os sintomas da doença5.

Estudos indicam que essas substâncias são úteis para a redução do peso corporal, dos depósitos de tecido adiposo e da ingestão de alimentos5.

O chá branco regula a expressão de genes associados ao metabolismo lipídico e ao gasto energético e as vias antioxidantes e inflamatórias de forma eficaz, o que retarda a progressão da doença e auxilia na redução da obesidade6.

Outra opção é o chá Oolong, uma erva chinesa que auxilia na prevenção da obesidade e no acúmulo de gordura no fígado. As substâncias aumentam a lipólise, atividade metabólica que quebra de lipídios em ácidos graxos e glicerol e os elimina do corpo7.

Qual o remédio mais eficaz para tirar gordura do fígado?

O medicamento mais eficaz para gordura no fígado varia de paciente para paciente, conforme orientação médica. Por exemplo, metformina e orlistate não entram na lista, mas os remédios análogos do peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1), como liraglutida, semaglutida ou dulaglutida e pioglitazona (pacientes com diabetes tipo 2), sim4.

O que tomar de manhã para limpar o fígado?

O consumo regular de uma a três xícaras de café por dia auxilia na redução do risco de progressão da fibrose hepática em pacientes com gordura no fígado, segundo estudos. Uma análise recente mostrou que pessoas que consomem café têm um risco 23% menor de desenvolver esteatose hepática4.

Como eliminar gordura no fígado rápido?

A resposta ao protocolo do que é bom para gordura no fígado é progressiva e a melhora depende da resposta individual de cada paciente. Dessa forma, o principal é a adesão às recomendações médicas e não necessariamente a rapidez da recuperação4.

Uma solução complementar eficaz para desintoxicar o fígado e auxiliar na redução de gordura hepática é o flaconete Epocler8.

O medicamento evita o acúmulo de gordura e auxilia na remoção de restos metabólicos e outras toxinas com apoio de três aminoácidos: racemetionina, colina e betaína8.

Epocler complementa o tratamento dos distúrbios metabólicos hepáticos, além de aliviar sintomas, como enjoo e mal-estar, após momentos de exageros8.

Acesse o site e saiba onde comprar Epocler em uma farmácia on-line próxima e receber em casa!

Epocler. citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2024.

Epocler Flaconete

1. Esteatose hepática [Internet]. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/esteatose-hepatica. Acesso em novembro/2024.


2. Esteatose Hepática ou “Gordura no Fígado” [Internet]. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 2024. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/doencas/esteatose-hepatica-ou-gordura-no-figado. Acesso em novembro/2024.


3. Cleveland Clinic. Fatty Liver Disease: Risk Factors, Symptoms, Types & Prevention [Internet]. Cleveland Clinic. 2020. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15831-fatty-liver-disease. Acesso em novembro/2024.


4. Moreira RO, Valerio CM, Villela-Nogueira, Cristiane Alves, Cercato C, Gerchman F, Maria A, et al. Brazilian evidence-based guideline for screening, diagnosis, treatment, and follow-up of metabolic dysfunction-associated steatotic liver disease (MASLD) in adult individuals with overweight or obesity: A joint position statement from the Brazilian Society of Endocrinology and Metabolism (SBEM), Brazilian Society of Hepatology (SBH), and Brazilian Association for the Study of Obesity and Metabolic Syndrome (Abeso). Arch Endocrinol Metab [Internet]. 2023 Nov 7;67(6). Disponível em: https://www.aem-sbem.com/wp-content/plugins/xml-to-html/include/lens/index.php?xml=2359-4292-aem-67-06-e230123.xml&lang=en. Acesso em novembro/2024.


5. Abu Nofal O, Mohan C. Salubrious Effects of Green Tea Catechins on Fatty Liver Disease: A Systematic Review. Medicines. 2022 Mar 1;9(3):20. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8949532/. Acesso em novembro/2024.


6. Li N, Zhou X, Wang J, Chen J, Lu Y, Sun Y, et al. White tea alleviates non-alcoholic fatty liver disease by regulating energy expenditure and lipid metabolism. Gene. 2022 May 13;833:146553–3. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378111922003729. Acesso em novembro/2024.


7. Han L-K, Takaku T, Li J, Kimura Y, Okuda H. Anti-obesity action of oolong tea. International Journal of Obesity. 1999 Jan;23(1):98–105. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10094584/. Acesso em novembro/2024.


8. Bula do produto Epocler [Internet]. Epocler. 2022. Disponível em: https://www.epocler.com.br/bula. Acesso em novembro/2024.


Família Epocler

Embalagem Epocler Flaconete

Epocler Flaconete

Soluçāo

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Epocler Todo Dia

Epocler Todo Dia

Comprimido

Onde encontrar Saiba mais