Imagem do post Como eliminar gordura no fígado rápido? Sintomas e dieta

Recebeu o diagnóstico e quer saber como eliminar gordura no fígado rápido? Bom, o cenário não envolve rapidez, mas com mudanças consistentes nos hábitos de vida e na dieta, os resultados aparecem.

A esteatose hepática, ou doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (DHEADM), é uma doença crônica benigna no fígado1.

A principal característica desse quadro clínico é a infiltração e acúmulo de lipídios (triglicerídeos), o que gera danos semelhantes aos produzidos pelo consumo de álcool, porém em indivíduos sem histórico de consumo crônico2.

Quando a concentração de gordura (macro ou microvesicular) é superior a 5% do peso total do fígado, o diagnóstico é a presença de gordura no fígado2.

Continue a leitura e conheça os sintomas da gordura no fígado, como eliminar esse excesso o mais rápido possível, dicas de uma boa dieta hepática e chás para auxiliar no tratamento.

Resumo:

  • Os principais sintomas de gordura no fígado são: cansaço, mal-estar no corpo, desconforto no lado direito do abdômen e aumento do órgão1.
  • Para eliminar gordura no fígado rápido, o principal é mudar o estilo de vida e a dieta para perder peso, por exemplo, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios regularmente3.
  • Além de consumir mais peixes ricos em ômega 3, grãos integrais e laticínios desnatados na dieta hepática, o chá verde, de dente de leão e de alcachofra podem complementar a rotina4,5,6,7.

Boa leitura!

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

A gordura no fígado é uma condição silenciosa na maioria dos pacientes1. Quando se manifesta, os principais sintomas são:

  • cansaço1;
  • mal-estar no corpo1;
  • desconforto no lado direito do abdômen1;
  • aumento do fígado (hepatomegalia) — ocorre em 75% dos casos1.

A esteatose hepática simples tem poucas complicações. Porém, se não for tratada, pode

progredir para esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (EHADM). Esta, por sua vez, se não controlada, pode causar fibrose e ser um fator de alto risco para cirrose e câncer de fígado2.

Classificações da gordura no fígado

Após a avaliação médica, exames de sangue, ultrassonografia e, quando necessário, biópsia de fígado para confirmar o diagnóstico, o paciente recebe uma das seguintes classificações2.

Gordura no fígado primária

Associada a condições de síndrome metabólica, como:

  • obesidade2;
  • diabetes tipo 22;
  • dislipidemia2;
  • resistência à insulina2.

Gordura no fígado secundária

Relacionada a uma causa imediata, como:

  • cirurgia de bypass jejunoileal (JIB)2;
  • efeito de alguns medicamentos (glicocorticoides, tamoxifeno, metotrexato e
  • antiestrogênicos)2;
  • doenças metabólicas (lipodistrofia e doença de Weber-Christian)2;
  • outras causas (infecção pelo HIV e hepatotoxinas)2.

Entenda melhor sobre a origem do quadro no artigo >>> O que causa gordura no fígado? Quais os sintomas?

Como eliminar gordura no fígado rápido?

A rapidez nos resultados no tratamento para eliminar gordura no fígado rápido depende da gravidade do quadro e da adesão do paciente aos novos hábitos de vida3.

Geralmente, o protocolo segue uma abordagem multidisciplinar com a combinação de medicamentos e combate aos múltiplos fatores de risco patológicos envolvidos na DHGNA3.

As principais alterações necessárias para o sucesso do tratamento são:

1. Mudanças no estilo de vida

A forma uma pessoa vive, seus comportamentos e hábitos definem seu estilo de vida. Para eliminar a gordura no fígado rápido, é fundamental realizar três mudanças principais. Confira a seguir.

Perda de peso

Como a maioria dos pacientes com DHGNA são obesos ou têm alguma síndrome metabólica, uma das bases do tratamento é a perda de peso, estratégia com benefícios comprovados por estudos científicos3.

Eliminar de 3% a 5% do peso corporal reduz a esteatose, enquanto uma queda maior ou igual a 5% a 7% resolve a esteato-hepatite (EHADM). Uma redução igual ou superior a 10% pode melhorar até um quadro de fibrose hepática3.

Mudanças na dieta

As mudanças na dieta têm um papel fundamental para eliminar gordura no fígado rápido3.

Uma dieta rica em carboidratos, especialmente com alto teor de frutose, é a principal causa da obesidade, resistência à insulina e desenvolvimento da esteatose hepática3.

O ideal é que o consumo de açúcar fique abaixo de 10% em relação à ingestão calórica total diária. As frutas ricas em frutose saem da dieta temporariamente3.

Por outro lado, entram os alimentos ricos em ômega-3, que auxiliam na oxidação dos ácidos graxos e diminuem sua sintetização, o que melhora o perfil lipídico dos pacientes. Alimentos ricos em gordura saturada e o ômega-6 ficam de fora da lista 3.

Exercícios físicos

A combinação de dieta e exercícios moderados regulares é o método mais utilizado para perda natural de peso3.

Um estudo demonstrou que mudanças na alimentação aliada a atividades físicas reduziram mais os níveis de ALT (alanina aminotransferase, enzima do fígado) em pacientes com DHGNA do que sensibilizadores de insulina ou outros medicamentos hipoglicemiantes3.

Vale destacar que a perda de peso deve ser gradual. Há evidências de que a diminuição muito rápida pode agravar a esteato-hepatite e elevar o risco de insuficiência hepática e cálculos biliares3.

2. Medicamentos

O tratamento para eliminar gordura no fígado inclui medicamentos selecionados conforme o quadro de cada paciente. Alguns exemplos de remédios utilizados são sensibilizadores de insulina e agentes redutores de lipídios3.

Leia também >>> Remédio para o fígado: como agem e quais distúrbios tratam?

Dieta hepática: o que comer?

Uma dieta hepática bem ajustada é crucial para eliminar gordura no fígado rápido. Então, confira os alimentos bons e quais evitar para alcançar os objetivos do tratamento.

Alimentos recomendados

  • peixes ricos em ômega 3 (bacalhau, corvina, tilápia)4;
  • grãos integrais ricos em fibras (arroz integral, aveia, trigo, milho e granola)4;
  • frutas com alto teor de fibras solúveis (maçã, pera, kiwi, laranja)4;
  • cortes magros de carne (patinho, maminha, lagarto, filé mignon, peito de frango)4;
  • laticínios na versão desnatada (baixa em gordura)4.

Alimentos não recomendados

  • óleos vegetais (soja, girassol)4;
  • industrializados ricos em gordura saturada e trans4;
  • bebidas e alimentos ricos em açúcares adicionados4;
  • produtos e pratos com excesso de sal4.

Quais são os chás para gordura no fígado?

Além dos medicamentos tradicionais, os chás podem auxiliar na redução da gordura no fígado.

O chá verde, por exemplo, é rico em polifenóis (catequinas). O consumo da planta tem vários benefícios, mas o que chama a atenção é seu efeito na diminuição da gordura corporal por meio da estimulação do metabolismo lipídico5.

Os estudos destacam a importância do uso do chá aliado à prática regular de exercícios físicos para prevenir o excesso de peso e suas comorbidades, como a esteatose hepática5.

A Taraxacum officinale WEBER, popularmente conhecida como dente-de-leão, é outra opção de chá para gordura no fígado. As pesquisas sobre as ações farmacológicas da planta destacam suas ações:

  • anti-inflamatória6;
  • diurética6;
  • estimulante digestivo6;
  • estimulante da insulina6;
  • antioxidante6;
  • prebiótico6;

O chá de alcachofra pode ajudar na saúde do fígado graças aos antioxidantes da planta que auxiliam na eliminação de toxinas, radicais livres e inflamação e aos compostos que estimulam a produção de bile (participa da digestão)7.

Epocler serve para gordura no fígado?

Epocler age sobre o fígado para evitar o acúmulo de gordura e auxiliar na remoção de restos metabólicos e outras toxinas. Dessa forma, o medicamento é indicado no tratamento dos distúrbios metabólicos hepáticos. Porém, a inclusão deve sempre ter o acompanhamento médico8.

Se suspeitar dos sintomas, busque a orientação de um especialista para obter um diagnóstico preciso e seguir um protocolo personalizado.

Caso Epocler flaconete entre no seu tratamento, você encontra o parceiro do seu fígado nas principais farmácias físicas e on-line do país!

Epocler. citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2024. 

Epocler Flaconete

1. Tholey D. Doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica (DHEADM) [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-hep%C3%A1ticos-e-biliares/abordagem-ao-paciente-com-doen%C3%A7a-hep%C3%A1tica/doen%C3%A7a-hep%C3%A1tica-esteat%C3%B3tica-associada-a-disfun%C3%A7%C3%A3o-metab%C3%B3lica-dheadm. Acesso em novembro/2024.


2. Artículos de revisión Esteatosis hepática no alcohólica: una enfermedad silente [Internet]. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/imss/im-2018/im186g.pdf. Acesso em novembro/2024.


3. Singh S, Osna NA, Kharbanda KK. Treatment options for alcoholic and non-alcoholic fatty liver disease: A review. World Journal of Gastroenterology. 2017 Sep 28;23(36):6549–70. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5643281/. Acesso em novembro/2024.


4. 10 dicas saudáveis de supermercado [Internet]. American Liver Foundation. 2022. Disponível em: https://liverfoundation.org/pt/sa%C3%BAde-e-bem-estar/estilo-de-vida-saud%C3%A1vel/10-dicas-saud%C3%A1veis-%E2%80%8B%E2%80%8Bde-supermercado/. Acesso em novembro/2024.


5. Lamarão R da C, Fialho E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Revista de Nutrição. 2009 Apr;22(2):257–69. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/B3MVM7CN5B8ShF9dVWNLPkb/. Acesso em novembro/2024.


6. Weber T. DENTE-DE-LEÃO [Internet]. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/1118391/FOLHETO-DENTE-DE-LE%C3%83O.pdf/eff4c11c-8b04-c92a-4bd9-7e4480d787d6?t=1652136748544. Acesso em novembro/2024.


7. Mahboubi M. Cynara scolymus (artichoke) and its efficacy in management of obesity. Bulletin of Faculty of Pharmacy, Cairo University. 2018 Dec;56(2):115–20. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1110093118300346. Acesso em novembro/2024.


8. Bula do produto Epocler [Internet]. Epocler. 2022. Disponível em: https://www.epocler.com.br/bula. Acesso em novembro/2024.


Família Epocler

Embalagem Epocler Flaconete

Epocler Flaconete

Soluçāo

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Epocler Todo Dia

Epocler Todo Dia

Comprimido

Onde encontrar Saiba mais