
“Quem tem gordura no fígado pode beber?” é uma pergunta que muita gente faz quando bate aquela vontade de aproveitar uma bebida no final de semana. Afinal, estima-se que um quarto da população mundial sofra com essa condição¹.
A gordura no fígado, ou esteatose hepática, exige mudanças no estilo de vida e atenção ao consumo de certos alimentos e bebidas. Infelizmente, as notícias não são animadoras: o álcool entra na lista de restrições².
Continue a leitura para saber se quem tem gordura no fígado pode beber ou não, dicas para uma dieta saudável e o que fazer quando o órgão está inflamado!
Resumo:
- Quem tem gordura no fígado deve evitar completamente o consumo de álcool, que piora os danos ao órgão e acelera a progressão da doença²,³;
- Beber cerveja também prejudica o fígado, pois além do álcool, seus carboidratos aumentam a gordura, principalmente em pessoas com resistência à insulina ou obesidade²,⁴;
- Priorizar vegetais, frutas, grãos integrais e gorduras saudáveis ajuda a reduzir a gordura no fígado e melhorar a função hepática⁵;
- Incluir alimentos como brócolis, frutas cítricas, peixes ricos em ômega-3 e água de coco auxilia na desinflamação do fígado e protege contra danos⁷,⁸,⁹,¹⁰.
Conteúdos relacionados:
- Gordura no fígado causa dor? Entenda o porquê dos sintomas
- Como desintoxicar o fígado rapidamente? Quais os sintomas?
- Quem tem gordura no fígado pode tomar Epocler? Saiba as causas
Quem tem gordura no fígado pode beber?
Não, pois não existe um nível seguro de álcool para quem tem gordura no fígado²,³.
Se for o seu caso, o ideal é evitar álcool completamente. Pode parecer uma afirmação drástica à primeira vista, mas faz toda a diferença para proteger sua saúde²,³.
A esteatose hepática ocorre quando há um acúmulo de gordura no fígado, o que pode causar danos ao órgão. Se não tratada, pode evoluir para complicações graves, como inflamação, cirrose e até falência hepática²,³.
Quando você consome bebidas alcoólicas, o fígado precisa trabalhar mais para processar o álcool. Logo, ocorre um esforço extra que pode piorar os danos existentes e acelerar o avanço da doença²,³.
Quem tem gordura no fígado pode beber cerveja?
Não, quem tem gordura no fígado não deve beber cerveja. A cerveja, assim como qualquer outra bebida alcoólica, é prejudicial para pessoas com esteatose hepática e deve ser eliminada da dieta².
Além disso, a cerveja é rica em carboidratos. Esses carboidratos podem contribuir para a retenção de gordura no fígado, sobretudo em pessoas que já têm resistência à insulina ou obesidade, dois fatores comuns em quem sofre de esteatose hepática⁴.
Dieta para gordura no fígado
Para quem tem gordura no fígado, mudanças na alimentação fazem uma grande diferença na saúde do órgão. Escolher os alimentos certos ajuda a reduzir a gordura acumulada, melhorar a função hepática e prevenir complicações⁵.
Confira alimentos bons para o fígado, o que moderar e o que evitar⁵!
Recomendações |
Como seguir as orientações |
Priorize alimentos naturais |
|
Evite frutose de alimentos processados |
|
Inclua gorduras saudáveis |
|
Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras |
|
Evite alimentos ultraprocessados |
|
Se você busca uma dieta específica para controlar a gordura no fígado, a dieta mediterrânea pode trazer grandes benefícios. Esse plano alimentar reduz o estresse oxidativo, principal causa de danos ao fígado⁶.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, seguir a dieta mediterrânea é altamente recomendado por priorizar alimentos integrais e promover a saúde de maneira eficaz⁶.
Leia mais sobre alimentos para adicionar ao cardápio: O que é bom para gordura no fígado? Aprenda dicas e causas.
O que comer quando o fígado está inflamado?
Quando o fígado está inflamado, o ideal é apostar em uma dieta composta por alimentos naturais com propriedades anti-inflamatórias e ricas em antioxidantes, que protegem o órgão contra danos e ajudam no processo de desintoxicação⁷.
Veja a seguir algumas sugestões do que comer quando o fígado está inflamado⁷!
1. Vegetais crucíferos
Esses vegetais, como brócolis, couve-flor, couve e repolho, são ricos em compostos que ajudam na desintoxicação e proteção do fígado. O brócolis, por exemplo, contém glucorafanina, que, no corpo, se transforma em sulforafano, uma substância com propriedades antioxidantes que melhora o funcionamento do fígado⁷.
2. Frutas cítricas
Laranjas, limões, toranjas (grapefruits) e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, um antioxidante poderoso que combate inflamações e dá suporte à saúde do fígado. Essas frutas podem contribuem para que o órgão processe toxinas com mais eficiência⁸.
3. Peixes ricos em ômega-3
Salmão, atum, sardinha e cavala são ótimas opções de peixes ricos em ômega-3, que é uma gordura saudável com propriedades anti-inflamatórias. Estudos mostram que o ômega-3 contribui para a redução de gordura no fígado e da inflamação⁹.
4. Líquidos desintoxicantes
Manter o corpo bem hidratado é fundamental para o fígado eliminar toxinas. A água de coco, por exemplo, é rica em eletrólitos naturais, hidrata o corpo e apoia o processo de desintoxicação do fígado¹⁰.
Quem tem gordura no fígado pode tomar Epocler?
Epocler ajuda no tratamento de problemas no fígado, como o acúmulo de gordura. A fórmula, com colina, betaína e racemetionina, trabalha para¹¹:
- reduzir o excesso de gordura e toxinas no fígado;
- melhorar o metabolismo de proteínas e gorduras;
- aliviar sintomas como náusea, dor abdominal, cansaço e falta de apetite.
O uso recomendado é antes das refeições, até três vezes por dia, ou conforme orientação médica. É muito importante consultar um médico para ajustar a dose e acompanhar os resultados¹¹.
Evite o uso se houver doenças hepáticas graves, alergia aos ingredientes ou se for menor de 12 anos. Em caso de gravidez ou amamentação, fale com seu médico antes de usar¹¹.
Acesse o site para saber mais sobre a ação de Epocler e onde comprar.
Epocler. Citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2025.
11. Bula do produto Epocler.