Imagem do post O fígado se regenera? Entenda como esse processo acontece

Já ouviu alguém falar, mas ficou na dúvida se o fígado se regenera realmente? A princípio parece uma afirmação estranha, mas a estrutura realmente tem essa capacidade, apesar de “regeneração” não ser a palavra mais correta para o que acontece2.

Palavras à parte, o fígado é o maior e mais complexo órgão do corpo humano, responsável por funções importantes, como regulação da coagulação sanguínea, metabolismo (proteínas, glicose medicamentos), síntese de bile, triglicerídeos, colesterol e captação de substâncias1.

Essas são algumas das cinco mil funções catalogadas, todas essenciais para manter o organismo saudável1.

Continue no artigo e entenda como o fígado se regenera, em quanto tempo, dicas de hábitos saudáveis para manter a saúde hepática e descobertas de estudos sobre a regeneração do órgão.

Resumo:

  • O fígado humano se regenera sozinho, mas o processo é lento e leva, em média, seis meses3.
  • A regeneração acontece em três fases, iniciação, proliferação e terminal. As células hepáticas se comunicam e sabem exatamente quando ativar e para o processo de divisão3.
  • É possível recuperar o fígado de um dano com tratamento até em estágios mais avançados. Porém, o diagnóstico é o principal para melhora rápida5.

Boa leitura!

O fígado se regenera sozinho?

Sim, o fígado humano se regenera sozinho. Se o órgão sofre um dano físico, por exemplo, um ferimento ou uma lesão química (por medicamentos, álcool, infecção), as células hepáticas são impulsionadas a se multiplicar e crescer. A comprovação dessa capacidade aconteceu em 1931, nos estudos de Higgins e Anderson3.

O fígado possui quatro seções, chamadas de lobos ou lóbulos. São elas: lobo médio,

lobo lateral esquerdo, lobo caudado e lobo lateral direito4.

No artigo, “Experimental pathology of the liver. Restoration of the liver of the white rat following partial surgical removal”, os pesquisadores apresentam a técnica de hepatectomia parcial, que removeu cirurgicamente 2/3 do órgão de um rato.

Essa porção representa de 67% a 70% da massa hepática total do animal. Os lobos médio e lateral esquerdo continuaram ligados e os pedículos vasculares/biliar preservados2,4.

Após sete a dez dias, os pesquisadores observaram a recuperação de massa do fígado do rato e o restabelecimento do equilíbrio do peso normal do órgão comparado ao do corpo4.

Os cientistas que estudam como o fígado se regenera utilizam a técnica de Higgins e Anderson, um método inovador e pioneiro, que continua eficiente até os dias atuais3.

Leia também >>> Onde fica o fígado? Qual médico cuida da anatomia hepática?

Em quanto tempo o fígado se regenera?

O fígado se regenera em seis meses, aproximadamente, após a extração de uma parte por via cirúrgica, segundo um estudo multidisciplinar, realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto3.

Os pesquisadores alcançaram resultados positivos na regeneração hepática com o auxílio de raio laser e medicamentos, como a bradicinina, nos testes em ratos, que agilizou em dez vezes o processo em 24 horas, em 70% dos casos3.

Normalmente, a renovação celular é lenta. Por isso, pesquisas, como a da USP, são fundamentais para encontrar formas seguras e eficazes de recuperar a saúde do órgão e auxiliar em tratamentos, inclusive, nos casos de transplante3.

Neste ponto, vale pontuar que a denominação de regeneração para o que acontece não é a melhor para descrever o processo.

A palavra regenerar, conforme o dicionário, significa “formar-se de novo”. Quando uma pessoa passa por um processo de retirada de parte do fígado com a técnica de hepatectomia parcial, o segmento não se forma novamente4.

Ou seja, o órgão recupera peso ou volume (massa), processo chamado de hiperplasia e hipertrofia compensatória do tecido remanescente, mas não sua forma original2,4.

Como o fígado humano se regenera?

Após um ferimento físico/químico, o processo de regeneração do fígado acontece em três fases: iniciação, proliferação e terminal3.

Durante o trabalho, todas as células hepáticas se comunicam, o que as mobiliza a sair do repouso e começar o processo de divisão3. Veja o que acontece em cada etapa:

  1. Fase de iniciação: quando o fígado identifica um dano na sua estrutura, os genes, localizados nos núcleos das células, enviam sinais para começar a divisão3.
  2. Fase de proliferação: começa ativamente a multiplicação das células hepáticas, com replicação do DNA e proteínas, que continua até o fígado recuperar sua massa normal3.
  3. Fase terminal: o processo divisório termina e as células hepáticas recebem sinais de parada. Assim, voltam para o estado de repouso (quiescência)3.

Os cientistas ainda estudam como o fígado identifica o momento de parar a divisão celular. Porém, quando o organismo recupera o tamanho natural do órgão (3% do corpo), o processo para3.

Esse processo de regeneração é o que possibilita o transplante de fígado entre pessoas vivas, pois o doador vai recuperar naturalmente seu estado hepático3.

Como regenerar o fígado rapidamente?

Como vimos acima, o fígado não se regenera rápido. Por isso, ter hábitos saudáveis favorece o bom funcionamento, a saúde do órgão e evita lesões causadas por doenças hepáticas, como a cirrose.

Veja dicas práticas para preservar a integridade do fígado:

  • Siga uma dieta saudável: priorize alimentos integrais, fibras e proteína magra5;
  • Faça exercícios regularmente: auxilia a reduzir o peso corporal e perder gordura5;
  • Evite o consumo de álcool, tabaco e medicamentos sem receita: busque orientação médica para tratar eventuais vícios5;
  • Use fármacos apenas conforme as instruções: converse sempre com seu médico sobre qualquer novo remédio5.
  • Proteja-se de infecções: tome vacinas contra hepatite e mantenha uma boa higiene;
  • Faça seus exames regulares para detectar complicações precocemente5.

Leia também >>> 6 alimentos bons para o fígado + 4 vilões que deve evitar.

É possível recuperar o fígado?

Sim, muitas doenças hepáticas, se detectadas nos estágios iniciais, são recuperáveis. Porém, como muitas enfermidades são silenciosas, e muitas pessoas não fazem check ups regulares, o diagnóstico chega em estágio avançado5.

Ainda assim, existe a possibilidade de reverter quadros, como fígado gorduroso, insuficiência hepática, fibrose5.

Por isso, reparar nos sinais do corpo e investigar sintomas, é um cuidado fundamental para preservar a saúde hepática.

Cuide da saúde do seu fígado!

Agora que você sabe que o fígado se regenera, mantê-lo em boas condições pode evitar danos que demandem uma recuperação mais profunda do órgão.

Além de seguir as dicas que apresentamos no artigo, tenha Epocler na sua farmacinha caseira para aliviar enjoos e mal-estar no corpo no dia que exagerar na comida na casa da mãe ou no happy hour com os amigos.

Epocler ainda evita o acúmulo de gordura e auxilia na remoção de restos metabólicos e outras toxinas, um apoio eficiente para cuidar da saúde do fígado6.

Vá até a farmácia física mais próxima ou faça um pedido on-line na loja virtual de uma drogaria confiável e tenha o parceiro do seu fígado sempre à mão.

Epocler. citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2024.

Epocler Flaconete

Família Epocler

Embalagem Epocler Flaconete

Epocler Flaconete

Soluçāo

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Epocler Todo Dia

Epocler Todo Dia

Comprimido

Onde encontrar Saiba mais